NEPAT_tarja_01.png

Conceitos

Fascismo

NEPAT_post-template-CONCEITOS_carrossel1

O termo “fascismo“ tem sido a cada dia mais utilizado em diversos contextos: dos meios de comunicação aos ambientes políticos, temos visto “fascista” tornar-se uma ofensa comum. Entretanto, o conceito de difícil definição se apresenta como um desafio metodológico para pesquisadores que buscam melhor compreender o que ele designa. Tentaremos, aqui, entender um pouco melhor quais as questões e sentidos que essa palavra carregada de história nos traz.

A origem dessa palavra remonta ao Império Romano, e foi mobilizada por Benito Mussolini como forma de reafirmar a força estatal, mas o fascismo italiano está longe de ser o único que reivindicou tal significado e não há consenso sobre quais outras experiências foram, de fato, fascistas. Alguns autores apontam para o Salazarismo e Franquismo como regimes que alargaram a fila do fascismo, como Umberto Eco, mas Emilio Gentile, outro historiador, afirma na contramão, que sem o elemento totalitário, não podemos denominar um movimento de extrema direita de fascista. Mas, como então, compreendê-lo?

Edda Saccomani mostra que podemos pensar em duas perspectivas: as singularizantes, que recorrem a fatores estreitamente ligados às particularidades de uma determinada realidade nacional, e as generalizantes, “que consideram o Fascismo como um fenômeno supranacional que apresentou, nas diversas formas de que historicamente se revestiu, características essencialmente análogas, resumíveis num conjunto de fatores homogêneos“. Para pensar em movimentos fascistas hoje, estamos mobilizando teorias generalizantes, que buscam captar as novas roupagens que tais manifestações podem adquirir.

Portanto, acreditamos ser necessário pensar que existem fascismos, diferentes entre si, adaptados às realidades nacionais mais diversas, mas que mobilizam elementos por vezes comuns, como: o culto à tradição, o nacionalismo, o racismo, o paramilitarismo, o machismo, o tradicionalismo, a irracionalidade, a criação de um inimigo, entre outros. Estes não formam um conjunto coeso, mas servem de alerta para a possibilidade de ascensão de um fascismo.

Indicações:

🎙 Podcast Desnazificando: #04: Dicionário de conceitos: Fascismo

NEPAT_post-template-CONCEITOS_carrossel2
NEPAT_post-template-CONCEITOS_carrossel3
NEPAT_post-template-CONCEITOS_carrossel5
NEPAT_post-template-CONCEITOS_carrossel4
NEPAT_post-template-CONCEITOS_carrossel6

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube