Coordenadoras
Anna Viana
Tem 22 anos, é mestranda em História e Culturas Políticas na Universidade Federal de Minas Gerais (início em 2020) e é licenciada em História pela mesma instituição (2019).
Participou da comissão organizadora do VIII Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS/UFMG) e integrou o núcleo de História do Projeto Residência Pedagógica da CAPES.
Pesquisa nazismo desde 2019 e, no mestrado, trabalha com os usos que a história adquire na obra de Alfred Rosenberg, com o objetivo de compreender a construção ideológica promovida pelo autor.
No NEPAT, é responsável pelo levantamento de datas e pelas postagens para o Calendário Histórico, junto com a coordenadora Bárbara, e pelas indicações de filmes nas redes sociais. Elabora em conjunto com as outras coordenadoras as pautas do podcast do NEPAT, o Desnazificando, no qual também atua como apresentadora.
Bárbara Deoti
Tem 22 anos e é graduada em História pela UFMG, na modalidade de licenciatura.
Integrou o Núcleo de História da primeira turma do Programa Residência Pedagógica da CAPES, e desenvolveu durante dois anos uma iniciação científica, em que estudou a relação entre literatura e política na Inglaterra do século XIX.
Atualmente pesquisa a resistência religiosa ao nazismo. Está elaborando um projeto para submeter ao processo seletivo do mestrado, cujo objetivo é estudar as interpretações de resistentes sobre o regime e os impactos da confissão religiosa católica ou protestante nas ações dessas figuras.
Dentro do NEPAT, cuida das indicações de literatura e divide a elaboração do Calendário Histórico com a coordenadora Anna Viana. Elabora em conjunto com as outras coordenadoras as pautas do podcast do NEPAT, o Desnazificando, no qual também atua como apresentadora.
Maria Visconti
Tem 28 anos e é doutoranda em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (início em 2018). Mestre na linha de História e Culturas Políticas na mesma instituição (2017), onde também é licenciada em História (2014), com extensão universitária de um semestre na Universidade Friedrich-Alexander, em Erlangen-Nuremberg, Alemanha (2013).
Trabalhou como membro do corpo editorial da Revista Temporalidades (UFMG) e como professora visitante da graduação em história da PUC-Minas e da pós graduação em ensino de história no IEC-PUC Minas.
Pesquisa nazismo desde 2012 e trabalhou no mestrado com o grupo de resistência ao nazismo Rosa Branca, pesquisa finalizada com a dissertação intitulada "'Não nos calaremos; somos a sua consciência pesada. A Rosa Branca não os deixará em paz!': A Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943)".
Sua pesquisa no doutorado é sobre as narrativas de autorrepresentação dos nazistas sobre si mesmos e sobre o Terceiro Reich nos Julgamentos de Nuremberg.
No NEPAT é responsável pela manutenção do site, pela organização da produção de conteúdo e por toda a parte burocrática e de desenvolvimento das redes sociais do núcleo. Elabora em conjunto com as outras coordenadoras as pautas do podcast do NEPAT, o Desnazificando, no qual também atua como apresentadora.