NEPAT_tarja_01.png

Coordenadoras

IMG_3006_edited.jpg

Anna Viana

Tem 22 anos, é mestranda em História e Culturas Políticas na Universidade Federal de Minas Gerais (início em 2020) e é licenciada em História pela mesma instituição (2019). 


Participou da comissão organizadora do VIII Encontro de Pesquisa em História da UFMG (EPHIS/UFMG) e integrou o núcleo de História do Projeto Residência Pedagógica da CAPES.

 
Pesquisa nazismo desde 2019 e, no mestrado, trabalha com os conceitos de ariano e judeu na obra de Alfred Rosenberg, com o objetivo de compreender a construção dessas categorias e a sua mobilização dentro da ideologia nazista.


No NEPAT, é responsável pelo levantamento de datas e pelas postagens para o Calendário Histórico, junto com a coordenadora Bárbara, e pelas indicações de filmes nas redes sociais. Elabora em conjunto com as outras coordenadoras as pautas do podcast do NEPAT, o Desnazificando, no qual também atua como apresentadora.

IMG_2823_edited.jpg

Bárbara Deoti

Tem 22 anos e é graduanda em História pela UFMG, na modalidade de licenciatura.

 

Integrou o Núcleo de História da primeira turma do Programa Residência Pedagógica da CAPES, e desenvolveu durante dois anos uma iniciação científica, em que estudou a relação entre literatura e política na Inglaterra do século XIX.


Atualmente pesquisa a resistência religiosa ao nazismo. Está elaborando um projeto para submeter ao processo seletivo do mestrado, cujo objetivo é estudar as interpretações de resistentes sobre o regime e os impactos da confissão religiosa católica ou protestante nas ações dessas figuras.


Dentro do NEPAT, cuida das indicações de literatura e divide a elaboração do Calendário Histórico com a coordenadora Anna Viana. Elabora em conjunto com as outras coordenadoras as pautas do podcast do NEPAT, o Desnazificando, no qual também atua como apresentadora.

IMG_3060_edited.jpg

Maria Visconti

Tem 28 anos e é doutoranda em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (início em 2018). Mestre na linha de História e Culturas Políticas na mesma instituição (2017), onde também é licenciada em História (2014), com extensão universitária de um semestre na Universidade Friedrich-Alexander, em Erlangen-Nuremberg, Alemanha (2013).

Trabalhou como membro do corpo editorial da Revista Temporalidades (UFMG) e como professora visitante da graduação em história da PUC-Minas e da pós graduação em ensino de história no IEC-PUC Minas.

Pesquisa nazismo desde 2012 e trabalhou no mestrado com o grupo de resistência ao nazismo Rosa Branca, pesquisa finalizada com a dissertação intitulada "'Não nos calaremos; somos a sua consciência pesada. A Rosa Branca não os deixará em paz!': A Rosa Branca e sua resistência ao nazismo (1942-1943)".

Sua pesquisa no doutorado é sobre as narrativas de autorrepresentação dos nazistas sobre si mesmos e sobre o Terceiro Reich nos Julgamentos de Nuremberg. 

No NEPAT é responsável pela manutenção do site, pela organização da produção de conteúdo e por toda a parte burocrática e de desenvolvimento das redes sociais do núcleo. Elabora em conjunto com as outras coordenadoras as pautas do podcast do NEPAT, o Desnazificando, no qual também atua como apresentadora.

RECEBA AS NOVIDADES

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube