NEPAT_tarja_01.png

Indicação de literatura

Julho de 2020

“Guerra… Guerra não era algo abstrato, inimigo invisível, eram os novos caças saindo das fábricas, era o sangue dos soldados. Viu-a nos olhos dos pilotos kamikazes quando decolavam para encontrar a morte, ouviu-a no rugido dos B-29. Bombardeios, Grummans metralhando o chão… A guerra o agrediu, corroeu sua vida comum.”

(Otohiko Kaga, ”Vento Leste” , p. 447)

Vento Leste, do autor japonês Otohiko Kaga, acompanha a saga da família Kurushima ao longo da Segunda Guerra Mundial. Baseado em parte nas próprias vivências do autor, o livro nos apresenta a diversos aspectos do Japão do período e traz um forte sentimento de amargura quanto à política do país e a matança sem propósito da guerra.

Após a Crise de 1929 e a invasão japonesa da Manchúria, a incipiente democracia que vinha tomando forma no Japão foi sufocada pelo rápido crescimento da direita radical. Gradualmente, o governo foi sendo ocupado por mais burocratas e militares, até que os partidos políticos foram dissolvidos em 1940 e o General Hideki Tojo assumiu como primeiro ministro. Portanto, o governo japonês, era firmemente militarista e amplamente a favor de entrar em guerra com os Estados Unidos, contando com o apoio entusiástico da população.

Assim, a trama gira em torno de Saburo, um diplomata japonês casado com Alice, uma mulher estadunidense, e a missão impossível que lhe é designada: negociar com o presidente dos Estados Unidos e impedir uma guerra entre os dois países. Enquanto isso Ken, um dos filhos do casal, entra para o exército como engenheiro da aeronáutica. Para a família Kurushima, a guerra acontece em três níveis: no plano histórico, entre as duas nações; na própria família, entre o lado japonês e o estadunidense; e também dentro de cada um dos Kurushima, mas especialmente para os filhos. Sua identidade dual, ao mesmo tempo japonesa e americana, é inaceitável em um contexto em que o nacionalismo e a xenofobia foram ainda mais exacerbados pela eclosão de uma guerra em escala mundial.

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube