Mesas redondas e Conferências

NEPAT_evento-80-anos_post-abertura.png

Conferência de abertura

"O memorial da resistência alemã"

A conferência será com uma das grandes referências nos estudos brasileiros de Segunda Guerra Mundial, a Prof. Dra. Denise Rollemberg, professora de História Contemporânea do Instituto de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

 

A conferência, "O Memorial da resistência alemã", baseada em sua tese de professora titular, ocorrerá no dia 30/09 às 19h na FAFICH.

NEPAT_evento-80-anos_post-mesa-301.png

Mesa redonda

"Vestígios do trauma: o testemunho entre a memória e o esquecimento"

A mesa "Vestígios do trauma: o testemunho entre a memória e o esquecimento" acontecerá no dia 02/10, no Auditório Baesse na FAFICH às 19h.

 

Contaremos com a apresentação da Prof. Dra. Ethel Mizrahy (CENTRO DE MEMÓRIA MEDICINA-UFMG) intitulada "Primo Levi: a química da testemunha ou como responder aos mais jovens" e da Prof. Dra. Lyslei Nascimento (LETRAS-UFMG) intitulada "Uma fotografia em minha mente: Terezín, de Daniel Blaufuks".

NEPAT_evento-80-anos_post-mesa-201.png

Mesa redonda

"Narrar o inenarrável: Imagens, representações e narrativas de eventos-limite"

A mesa "Narrar o inenarrável: Imagens, representações e narrativas de eventos-limite" acontecerá no dia 01/10, no Auditório Baesse na FAFICH, às 19h.

Contaremos com a apresentação do Prof. Dr. Elcio Cornelsen (LETRAS-UFMG) intitulada "A Segunda Guerra Mundial, o nazismo e os romances 'O leitor' e 'Morcegos': releitura ou rasura?", do Prof. Dr. Luiz Nazario (BELAS ARTES-UFMG) intitulada "A 'eutanásia' nazista no cinema" e a da Prof. Dra. Valéria Pereira (LETRAS-UFMG) intitulada "É possível rir do nazismo? Sobre representações humorísticas em filmes e séries".

NEPAT_evento-80-anos_post-encerramento.p

Mesa de encerramento "Democracia em ruínas: ascensão totalitária e resquícios do extremo"

A mesa "Democracia em ruínas: ascensão totalitária e resquícios do extremo" ocorrerá no dia 03/10 às 19h na FAFICH.

 

Teremos as apresentações da Prof. Dra. Heloísa Starling, professora titular do departamento de História da UFMG, e do Prof. Dr. Vinicius Liebel, professor de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Não existe forma melhor de concluir um evento sobre Segunda Guerra Mundial do que falando sobre os perigos da (re)ascensão do conservadorismo. Participem do evento! Em breve lançaremos a programação completa! 🖤

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube