NEPAT_tarja_01.png

​Últimas notícias

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Autoritarismo e Totalitarismo (NEPAT-UFMG) acaba de iniciar um grupo de pesquisa acadêmica. Nosso intuito é o de reunir pesquisadores sobre as temáticas de nazismo, século XX, Segunda Guerra, autoritarismo, para reuniões mensais para discutir as pesquisas e trocar referências, experiências e figurinhas. Os encontros terão foco acadêmico e teremos um cronograma de leitura e de discussão das pesquisas dos colegas para assim ampliar a nossa rede de estudos e entrar em contato com outras perspectivas e teorias. Acreditamos que essa será uma oportunidade muito interessante de diálogo e de fortalecimento das pesquisas dessas temáticas. Tivemos a nossa primeira reunião ontem e foi muito proveitosa!

Caso você tenha interesse em participar das reuniões, envie um e-mail para nepat.ufmg@gmail.com nos informando:

▪️ Seu nome completo
▪️ Em que momento acadêmico você está (graduação, iniciação científica, mestrado, doutorado, professor pesquisador)
▪️ Sua universidade
▪️ Sua orientadora/orientador, caso tenha
▪️ Link do seu currículo lattes
▪️ Uma breve descrição da sua pesquisa e de seus interesses acadêmicos

Nossa próxima reunião será no fim de novembro. Ficamos muito felizes de abrir esse espaço para que as pesquisas sobre o tema do nosso núcleo se desenvolvam mais e mais!

A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙

Estamos muito felizes de anunciar uma parceria muito especial! Gravamos um episódio no Podcast Guerras Imaginadas, do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da Faculdade de Letras da UFMG (NEGUE).

Nesse episódio, conversamos sobre a obra da jornalista, ensaísta e escritora bielorrussa, vencedora do Prêmio Nobel de literatura, Svetlana Aleksiévitch, e em particular seu livro "A Guerra Não tem Rosto de Mulher", e discutimos como fatores como testemunho, memória, gênero e história se articulam na sua obra. Nossa coordenadora Bárbara Deoti representou o NEPAT e o Desnazificando em uma conversa muito incrível com as professoras Denise Borille (PUC) e Valéria Pereira (FALE/UFMG).

 

➡️ O episódio está disponível nas principais plataformas, basta procurar por "Guerras Imaginadas". Ouça aqui pelo Spotify! Sigam o Guerras Imaginadas no twitter e no facebook!

 

📌 Em breve teremos um episódio com um membro do Guerras Imaginadas no Desnazificando também! Fiquem de olho 🎙

Estamos muito felizes em anunciar nossa parceria com o Grupo de Estudos de África Pré-Colonial (GEAP-UFMG)! Essa parceria é parte da nossa tentativa de mudar nossos rumos e de trazer questões fundamentais e urgentes para a discussão. Como já pontuamos, é imprescindível dar voz e alcance a pessoas que podem nos auxiliar a ampliar o diálogo e vislumbrar outros horizontes que, sozinhas, não poderemos contemplar.

Estamos muito felizes que o GEAP aceitou essa parceira e que o NEPAT está traçando novos caminhos. Com certeza só sairemos ganhando com isso 🖤

Aguardem novidades e sigam o @geap.ufmg porque eles fazem um trabalho incrível!

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube