Buscar
  • NEPAT-UFMG

#04: Dicionário de Conceitos: Fascismo

Atualizado: há um dia




A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙

No episódio de hoje do Desnazificando damos início a série do Dicionário de Conceitos, que é uma tentativa de fazer um debate teórico e historiográfico de algum conceito específico, trazendo também suas possíveis aplicações. Já vamos deixar claro aqui que esse dicionário não tem a pretensão de exaurir a discussão sobre um determinado conceito e é claro que vai ficar muita coisa de fora. A ideia é a de trazer um debate com alguns autores e algumas teorias e convidamos vocês ouvintes a complementar a nossa discussão com mais bibliografia e outros autores e perspectivas, combinado?


No episódio de estreia do Dicionário de Conceitos nós vamos falar sobre um tema de difícil delimitação, mas que têm sido assunto de muitos debates e acusações: o fascismo. Assunto que estampa as ruas, os jornais e a política atual, essa palavra têm se tornado ofensa comum e têm sido alvo de muitos debates. Mas o que exatamente ela quer dizer? O que é o fascismo? Existe apenas um fascismo? O que significa chamar outra pessoa de fascista?


Tentaremos compreender melhor o que significa ser fascista e o que é um regime fascista, passando por debates conceituais e teóricos. Mencionaremos acontecimentos históricos, que dão muito pano pra manga, e certamente ganharão episódios mais adiante para conversarmos com mais profundidade. Nosso objetivo é pensar com vocês os múltiplos elementos que remontam ao fascismo e no que ele consiste. Afinal, nenhuma ideia é mobilizada à toa, e como questiona Umberto Eco, existe, então, outro fantasma que ronda a Europa (sem falar das outras partes do mundo)?

Referências mencionadas no episódio:


Links mencionados no episódio:

100 anos do fascismo: 'O perigo atual é que democracia vire repressão com apoio popular', diz historiador


Referências bibliográficas do episódio:

Edda Saccomani. Fascismo. In: BOBBIO. Norberto (org.). Dicionário de política, pp. 466-475.

Michael Mann. Fascistas.

Robert Paxton. Anatomia do Fascismo.

Rubens Casara. In: TIBURI, Márcia. Como conversar com um fascista.

Theodore Adorno. Estudos sobre a personalidade Autoritária.

Umberto Eco. O Fascismo eterno.

Johann Chapoutot. The law of blood: thinking and acting like a nazi.


Lembrando que todos os livros e referências bibliográficas mencionados em todos os episódios estarão na nossa lista da Amazon, disponível aqui!

Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Anchor

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Podcast Addict

Spreaker

Breaker

Pocket Casts

RadioPublic

Player FM

RSS Direto

Castbox

Stitcher

Blubrry

Google Podcasts

TuneIn

Youtube

0 visualização

RECEBA AS NOVIDADES

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube