Buscar
  • NEPAT-UFMG

#19: 2ª Guerra Mundial: Literatura e representação [com Tavos Mata Machado]



A seus postos, Aliança Rebelde! 🎙

No episódio de hoje do Desnazificando nós vamos falar sobre um tema que gostamos bastante: literatura. Mais especificamente sobre representações literárias da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra, foi sem dúvida, um dos eventos mais marcantes do século XX, afinal foi senão o maior, um dos maiores conflitos bélicos na história, que aconteceu em uma escala global e causou um nível de destruição nunca antes visto. Tendo em vista o quão emblemática foi a Segunda Guerra Mundial, não parece surpreendente que ela seja recuperada com bastante frequência. Mas o que podemos observar é que cada vez mais conteúdo é produzido sobre a Segunda Guerra - filmes, séries, documentários, livros, quadrinhos, sites e blogs, etc., tanto que nunca falta material para trazermos aqui para o NEPAT. E nesse mundo a gente não pode tomar nada como dado. Especialmente nós, que somos historiadoras, não podemos deixar de nos perguntar que memória está sendo construída sobre a Segunda Guerra Mundial. Afinal de contas, a visão que temos do passado é algo em constante construção e alvo de disputas.

Mas, no episódio de hoje, vamos focar nas representações dentro da literatura, afinal de contas sem um recorte seria impossível gravar um episódio. E para fazer essa discussão aqui conosco, nós temos hoje um convidado muito especial: José Otaviano da Mata Machado, ou Tavos. O Tavos faz parte de um projeto incrível de divulgação científica que provavelmente vocês conhecem, o Mimimidias. O Mimimidias, desde 2017, produz vídeos sobre internet, música, cinema, games, design, literatura e tudo que é mídia, sempre com rigor acadêmico, bom humor e muito mimimi, como eles próprios dizem. O Tavos também é um membro do NEGUE (Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura), um grupo de estudos da Faculdade de Letras lá da UFMG. E ano passado nós fizemos uma participação no podcast deles, o Guerras Imaginadas. As meninas do grupo me receberam super bem e a gente conversou sobre a obra da Svetlana Aleksiévitch. E, agora, chegou a vez deles de fazerem uma participação aqui no Desnazificando! Por isso, o Tavos veio aqui bater esse papo com a gente. Vamos lá?



Jabás:

Redes do Mimimidias:

Youtube

Twitch

Instagram

Twitter

Podcast


Conheça o NEGUE UFMG

Twitter Podcast Guerras Imaginadas


Ouça o episódio que fizemos com o Guerras Imaginadas

Referências mencionadas no episódio:



Referências bibliográficas do episódio:

Livro organizado pelo NEGUE: Memórias da Segunda Guerra Mundial: Imagens, testemunhos e ficções. (Compre aqui direto com a editora)

Dossiê organizado pelo NEGUE: Literatura e Guerra: o impacto da Primeira Guerra Mundial na produção cultural na Revista Literatura e autoritarismo

Petra Rau. Our nazis.

Anthony Doerr. Toda luz que não podemos ver.

Peter Davies. The welsh girl.

Ralf Rothmann. To Die in Spring.

Marianne Nishihata. Amor entre guerras.

Samuel Hynes. A War Imagined: The First World War and English Culture.

The Soldier's Tale-Narrated by Roger Waters.

Ernst Jünger. Tempestades de aço.

Leah Garrett. Young Lions: How Jewish Authors Reinvented the American War Novel.

Otohiko Kaga. Vento leste.

Sinclair Lewis. It can't happen here.

Norman Mailer. Os nus e os mortos.



Onde ouvir?

O episódio pode ser ouvido pelos principais agregadores listados abaixo e aqui pelo nosso site.


Anchor

Spotify

Deezer

Apple Podcasts

Podcast Addict

Spreaker

Breaker

Pocket Casts

RadioPublic

Player FM

RSS Direto

Castbox

Stitcher

Blubrry

Google Podcasts

TuneIn

Overcast

Youtube

5 visualizações0 comentário